Bagagem
As companhias aéreas e marítimas têm suas próprias políticas quanto ao excesso de bagagem e a diferença costuma ser cobrada do passageiro. Isso vale tanto para viagens nacionais quanto internacionais. (saiba mais)

Alfândega
A alfândega é um escritório de fiscalização que tem como função vistoriar todos os passageiros que desembarcam vindos do exterior para verificação de procedimento fiscal ou de segurança. (saiba mais)

Telefones
Durante suas viagens nacionais ou internacionais, tenha sempre na carteira ou na bolsa uma lista de telefones úteis para algum tipo de emergência. Faça uma ficha com o nome do seu país de origem, o número que deve ser chamado da família ou de um amigo e leve o contato do consulado brasileiro no lugar onde está visitando. (saiba mais)

Remédios
O passageiro que precisa levar medicamentos para o exterior ou adquiri-los para seu consumo, em decorrência de doença crônica ou tratamento que não pode ser interrompido, deve se informar sobre armazenagem, quantidade, necessidade de receitas e cuidados de conservação diretamente com a companhia aérea na qual estará viajando. (saiba mais)